A) As já "tradicionais" categorias do Prêmio Pitanga...
As 8 categorias consideradas nas últimas edições, continuam válidas para 2013.
São elas:
* Excelência em Maquiagem/Figurino;
* Excelência na Abordagem do Tema;
* Excelência em Atuação (Masculino);
* Excelência em Atuação (Feminino);
* Excelência em Edição;
* Excelência em Produção Textual (entre 6º e 7º anos) – Escrita de Argumento;
* Excelência em Produção Textual (entre 8º e 9º anos) – Escrita de Roteiro;
* Excelência em Produção Audiovisual.
Recebem esses prêmios, os vídeos indicados pelo Júri Oficial do Festival, um grupo de pessoas formado por ex-alunos, professores, ex-professores do CJA e convidados especiais. A reunião do Júri acontece no dia 18/7, no próprio CJA. Há, inclusive, um evento criado no Facebook para facilitar o contato com os convidados para o Júri.
Vale destacar que o Prêmio Pitanga é uma forma de incentivar e reconhecer o conjunto “esforço-desempenho” dos alunos no decorrer de todas as etapas de produção dos vídeos para o Festival. A ideia NÃO é a classificação e ordenação dos filmes, mas sim a valorização do empenho, da superação e da dedicação dos estudantes em suas produções.
Mais do que se ater ao resultado final, a avaliação dos filmes também considera todo o seu processo de construção e o envolvimento dos alunos e alunas com o trabalho, informações estas coletadas e registradas durante o período de produção dos filmes e que são compartilhadas durante a reunião do Júri Oficial do Festival.
B) O Júri Popular...
Até a edição de 2011 do Festival, o prêmio de preferência do público ("filme mais votado pelo júri popular") era chamado de Prêmio Pitanga de Ouro. Como o nome remetia à falsa ideia de uma hierarquia entre as categorias do Prêmio Pitanga e pelo fato dos instrumentos de votação sofrerem críticas sobre sua eficiência e eficácia, a categoria foi renomeada, em 2012, para Prêmio Pitanga de Júri Popular.
Apesar da mudança na nomenclatura, a premiação manteve a mesma estrutura no ano passado e, seguindo o regulamento daquela edição do Festival, entre 20 de julho e 6 de agosto de 2012, esteve ativada na internet uma enquete para a votação do público nos filmes de maior preferência.
De forma intencional, a organização do Festival não estabeleceu controles aprimorados no sistema de votação, permitindo que uma pessoa (após alguns minutos) votasse repetidamente no vídeo de sua preferência.
Ao final do período, foram mais de 2.700 votos computados, 53% destes para o vídeo vencedor da categoria (A vida de Noel).
Em 2013, alunos das turmas do 8º e do 9º ano avaliaram o regulamento do Festival e implementaram algumas mudanças. Uma delas diz respeito justamente ao prêmio escolhido pelo Júri Popular.
Agora, haverá maior restrição aos votos. A forma de controle não chegou a ser estabelecida no momento da criação do regulamento pelos alunos, mas acabou sendo definida posteriormente pela comissão do Festival. Na edição deste ano, os votos serão computados via a opção LIKE/GOSTEI e DON'T LIKE/NÃO GOSTEI do YouTube. Ou seja, para votar será preciso ter uma conta no YouTube (conta Google) e só será permitido um voto por conta. Serão considerados apenas os votos do tipo LIKE/GOSTEI. Os votos DON'T LIKE/NÃO GOSTEI não representarão nenhum prejuízo aos vídeos quanto à premiação de Júri Popular.
C) Novas categorias...
Na reestruturação do regulamento, algumas novas categorias do Prêmio Pitanga foram sugeridas pelos alunos e, em 2013, terão caráter experimental podendo ou não reaparecerem nas próximas edições do projeto. São elas:
* Excelência em Bom Humor – indicando a construção de uma boa piada ou sequência de piadas;
* Excelência em Atuação (Coletiva) – indicando o trabalho coletivo da equipe;
* Excelência em Montagem – destacando as escolhas de enquadramentos e planos cinematográficos realizados por uma equipe;
* Maior Visualização – filme com maior visualização no canal do Festival.
As três primeiras (Bom Humor, Atuação Coletiva e Montagem) serão escolhidas também pelo Júri Oficial do Festival enquanto que o prêmio para o filme com Maior Visualização será determinado pelo sistema de contagem do canal no YouTube.
