Enquadramento, Plano, Tipos de Plano e Montagem

Linguagem Cinematográfica
O cinema comunica, ele é uma linguagem. Se na escrita os autores utilizam as palavras, frases, parágrafos, acentos e pontuações, no cinema também temos elementos que organizam a "fala". É o que chamamos de sintaxe.
Assim, os elementos básicos da linguagem cinematográfica são: o enquadramento, o plano, os movimentos de câmera e a montagem.

Segundo André Setaro (2003):

É necessário, para uma melhor compreensão de um filme, aprender a reconhecer a linguagem do cinema.
SETARO, André. Como o cinema "fala". Disponível em:http://www.coisadecinema.com.br/matArtigos.asp?mat=1436 (acesso em 25/mar/2009).


Enquadramento
Refere-se a onde e como posicionar a câmera durante as gravações. Determinar o enquadramento significa pensar sobre qual área vai aparecer na cena e qual o ponto de vista mais indicado para que a ação seja registrada.
O enquadramento pode reforçar sentimentos e intenções da cena. Por exemplo: a câmera em posição elevada (voltada para baixo) pode ser usada para enfatizar a inferioridade de um personagem enquanto que a câmera baixa (voltada para cima) pode mostrar o contrário.


 Câmera alta e câmera baixa. Fonte: WOHLGEMUTH, Júlio. Vídeo Educativo: uma pedagogia audiovisual. Brasília: Senac-DF, 2005.





Plano e Tipos de Plano
O plano cinematográfico diz respeito à proporção que os personagens (objetos ou pessoas) são enquadrados. O tipo de plano escolhido pode influenciar os espectadores e/ou ressaltar emoções do vídeo.
1. Plano Geral - mostra todos os elementos da cena.
2. Plano Americano - mostra as pessoas da cabeça a altura dos joelhos.
3. Primeiro Plano - mostra apenas a cabeça do personagem. Enfatiza bastante as emoções vividas pelas pessoas.



Tipos de Plano.Adapatção do original: WOHLGEMUTH, Júlio. Vídeo Educativo: uma pedagogia audiovisual. Brasília: Senac-DF, 2005.





Montagem
É o resultado da sequência de diferentes planos. A união dos planos é maior do que a soma das características de cada um deles. Ou seja, a montagem proporciona ainda mais significados para o vídeo.


Vídeo Exemplo 1: Conceito de Montagem




Vídeo Exemplo 2: Pouca exploração da linguagem cinematográfica (planos, câmera em movimento, …)


 

 
Vídeo Exemplo 3: Montagem que explora a linguagem cinematográfica com diferentes tipos de planos, câmera em movimento, …



Agradecimento especial aos, hoje, ex-alunos do CJA que contribuiram com a produção desses vídeos de exemplo: Gabriele Roepke Gugelmin Velho e Pedro Toscan Camargo